O que levar em conta na compra de rodas e rodízios?

Escolher rodas e rodízios que atendam às necessidades específicas de cada um pode ser uma tarefa árdua. Dependendo do tipo de demanda, os materiais podem variar, o diâmetro das rodas pode aumentar ou diminuir e até a rodagem de cada instrumento pode ser diferente. Por isso, é fundamental pesquisar sobre o assunto e desenvolver um conhecimento básico do que será necessário para garantir que a roda certa funcione de forma adequada, oferecendo também praticidade e longevidade para a compra. O tempo e o dinheiro investidos no planejamento antecipado assegurarão que o produto proporcione um maior tempo de desempenho, com custos de manutenção normais, sem sustos ao consumidor.

Por isso, definimos alguns dos principais aspectos que devem ser levados em conta no momento da compra. Confira o nosso artigo e entenda mais sobre o assunto!

Carga transportada

Ter o conhecimento da magnitude das cargas que serão aplicadas nas rodas é o primeiro passo para a escolha do melhor equipamento. Dependendo do material e quantidades transportadas, o revestimento da roda pode mudar, bem como a quantidade de rodas necessárias. Além disso, é sempre recomendando trabalhar com margens que prevejam a falha do equipamento, de forma que, mesmo com uma carga elevada, ele possa cumprir o seu papel adequadamente.

Nesse sentido, a partir do momento em que as cargas a serem transportadas forem definidas, adicione de 25 a30% do peso à quantidade final. Após isso, divida o resultado alcançado por três. A principal razão para esse cálculo é que nenhum piso é completamente plano, podendo todos eles apresentar algum tipo de imperfeição, mesmo que muito pequena. Por esse motivo, em vários casos, o peso carregado pelas rodas é dividido em apenas três rodas, e não em quatro, mostrando a importância desse pequeno cálculo no momento da compra do equipamento. Caso o equipamento possua mais rodas ou rodízios, divida o valor pelo número total de rodas menos um.

Velocidade do equipamento

A próxima informação crítica a ser obtida para a avaliação do melhor produto é a velocidade com que a roda, ou rodízio, será utilizada. Embora a velocidade com que o material será transportado, geralmente, tenha pouco impacto na seção giratória, o design e o material que compõem a roda são fundamentais para conhecer qual a velocidade máxima a que o equipamento pode realmente chegar. Pense, por exemplo, que um carrinho pode viajar muito mais rápido quando descarregado e a velocidade por cair drasticamente quando cargas pesadas são transportadas. Nesse sentido, considere sempre o pior caso, trabalhando com um alto fator de segurança, ou seja, ao comprar a roda pense na carga mais alta aplicada durante o maior período de tempo.

Condições do piso

Entender a condição do piso sobre o qual a roda será utilizada também é uma garantia de que a melhor delas será escolhida para cada aplicação, já que todo defeito no chão, mesmo que muito pequeno, pode causar danos severos ao equipamento, nos rolamentos, na seção giratória e até mesmo nas soldas. Dessa forma, antes da compra, pesquise a fundo os tipos de piso a que as rodas estarão submetidas. Em caso de pisos diferentes, leve em conta aquele que possa agredir o material mais rapidamente.

Ambiente

É preciso entender também em que tipo de ambiente as rodas estarão inseridas. A temperatura é ambiente, muito quente ou muito fria? A umidade varia no espaço? Qual é a variação da temperatura? Considere sempre a temperatura do ambiente no momento da compra e a possibilidade do artefato ter uma exposição contínua à umidade. Tanto a temperatura como a umidade afetam diretamente na vida útil da roda e o acabamento associado ao produto. Trabalhar com fatores de segurança maiores trazem a certeza maior da longevidade do produto.

Acionamento manual ou robotizado

As condições de movimentação da roda também devem ser levadas em conta na escolha da roda para cada aplicação. A aplicação manual (humana) geralmente é reduzida e as forças experimentadas pelo equipamento serão significativamente menores quando empurradas ou puxadas manualmente. Na outra extremidade do espectro, a aplicação informatizada ou robótica são mais rápidas e as forças aplicadas podem ser muito maiores. Tenha muito cuidado ao comprar rodízios, pois a maioria dos fabricantes apenas fornece classificações para aplicações manuais.

É fundamental entender completamente os pontos acima para que as rodas e rodízios adequados sejam adquiridos. Os profissionais da Rodas e Rodízios podem ajudá-lo a escolher o melhor material para cada situação, mesmo aquelas de aplicação dificultada. E lembre-se que o custo de uma roda ou rodízio não está relacionado ao preço do material. A compra inclui também os custos de manutenção e aos prejuízos acarretados pela escolha incorreta do equipamento. A Rodas e Rodízios está sempre disposta a atender os clientes da melhor forma possível. Se você tem alguma dúvida, entre em contato conosco e ficaremos contentes em ajudar!