Borracha ou poliuretano: qual opção é a melhor?

Rodas de rodízio vêm em uma ampla variedade de materiais, tamanhos e dureza. Os materiais mais comuns usados ​​para fazer rodas são de borracha e poliuretano. Mas qual a diferença entre eles? Quando se trata de determinar a melhor roda ou piso para sua aplicação específica de rodízio ou roda, é extremamente útil entender os prós e contras relativos de cada material.

Aqui estão os principais critérios a serem levados em conta para a escolha de ambos os materiais.

Capacidade de carga / Peso máximo

Talvez uma das considerações mais importantes da seleção de um rodízio seja determinar a carga máxima. Rodízios de poliuretano geralmente podem transportar pesos bem maiores do que os rodízios de borracha, já que apresentam uma dureza do material muito mais elevada, por natureza. Além disso, os rodízios de poliuretano podem ter roscas muito finas em comparação com os rodízios de borracha, o que aumenta sua capacidade de carga. Além disso, eles ainda são mais resistentes a rachaduras e cortes.

Condições do piso

Rodízios de borracha macia são fabricados usando enchimento negro de carbono que pode marcar pisos eventualmente. Rodízios de borracha dura tendem a ser de cor cinza e são produzidos em um material que não deixará marcas no chão. No entanto, como a banda de rodagem é relativamente dura, pode por vezes danificar e riscar materiais do chão e, por conseguinte, não ser a melhor escolha para superfícies de pavimento macias, tais como madeira dura e linóleo.

Onde a proteção do piso é uma preocupação, as rodas de poliuretano são geralmente mais adequadas. Embora os rodízios de poliuretano tenham uma variedade de cores, a química básica usada em sua produção não permite nenhuma transferência de cores. Portanto, se os pisos forem caros e / ou críticos para a sua operação, uma roda de poliuretano pode ser a melhor escolha para sua aplicação.

Resistência ao rolamento

A resistência ao rolamento é uma característica vital para facilidade de uso. Quanto menor a resistência ao rolamento, mais fácil para manobrar o equipamento. Isso reduz a fadiga do operador e aumenta a eficiência do equipamento. Quando se trata de reduzir a resistência ao rolamento, é a consistência e a dureza do material que conta.

Por causa da natureza sintética dos rodízios de poliuretano, eles são mais uniformes do que a borracha natural. A natureza altamente consistente do material fornece níveis consistentes de atrito de rolamento que criam menor resistência ao rolamento. Rodízios de poliuretano tendem a ser fabricados em compostos mais duros do que a borracha. Como os materiais mais duros criam uma menor resistência ao rolamento, isso também torna as rodas de poliuretano mais fáceis de manobrar.

Amortecimento e resiliência

O conforto ou a suavidade do passeio são governados pelo fator do amortecimento e resiliência de um rodízio. Os níveis de amortecimento são determinados pela rigidez da roda. Quanto mais macio o material, mais ele se deformará quando passar por um obstáculo. E quanto mais se deforma para absorver o choque, mais suave o passeio. Os rodízios de borracha tendem a ser mais macios do que os rodízios de poliuretano e, portanto, oferecem melhor amortecimento.

Tenha em mente que um maior amortecimento tende a significar maior resistência ao rolamento. Logo, você precisa decidir o que é mais importante para você – suavidade ou facilidade de manobra – antes de decidir qual material seria o melhor para sua aplicação.

Desgaste

Embora os rodízios de borracha ofereçam um passeio mais suave, eles não se desgastam tão bem quanto o poliuretano. À medida que os rodízios de borracha são usados, eles perderão pedaços do piso ao longo do tempo, enquanto os rodízios de poliuretano tendem a alcançar níveis muito mais altos de resistência ao desgaste e à abrasão. Sob testes controlados, os rodízios de poliuretano podem durar até três vezes mais do que os rodízios de borracha. Dependendo da formulação, os rodízios de poliuretano também tendem a superar a borracha quando se trata de resistir a óleo, graxa e produtos químicos.